Publicidade

PERFIL PROFISSIONAL DO EGRESSO

Em uma sociedade de múltiplas linguagens, o profissional da área de Publicidade deve compreender a sociedade onde está inserido de modo a dialogar e interagir com ela por meio dos mais diversos processos comunicacionais.
O egresso do Curso de Publicidade e Propaganda da Fatec-PR:
a) Precisa ter a capacidade de analisar criticamente as mídias em suas especificidades, funções e responsabilidades, resgatando o papel da reflexão.
b) Deve ser responsável pela criação e produção de conteúdos e linguagens considerando as tendências e convergências midiáticas.
c) Ter habilidades e competências para transitar pelas diversas redes de transmissão de informação e conhecimento com uma visão abrangente, trabalhando como mediador na relação entre velocidade tecnológica e reais necessidades sociais, culturais, econômicas e políticas do mundo que o cerca.
d) Deve usar a técnica como ferramenta a serviço do pensamento dominando os instrumentos necessários para a proposição (diagnóstico) e execução de soluções (prognóstico) de comunicação eficazes para os objetivos de mercado, de negócios de anunciantes e institucionais.
e) Terá conhecimento suficiente para atuar em:
• Departamentos de marketing e comunicação de empresas públicas ou privadas;
• Agências de comunicação (promoção de vendas, incentivos ou merchandising ou de comunicação integrada);
• Veículos de Comunicação, na área de gerenciamento de contas (relacionamento com agências de propaganda e anunciantes);
• E ainda nos chamados Fornecedores (de informações / conteúdos, institutos de pesquisa, produtoras de vídeo/ áudio/ área digital, ou em promotores de eventos).

Campo de Atuação

O publicitário é o profissional que elabora estratégias de comunicação de uma marca ou empresa com o objetivo de fortalecer sua imagem, comunicar produtos, ideias ou projetos.
Um profissional desta área pode criar campanhas publicitárias, desenhar logotipos, criar embalagens de produtos, desenvolver e manter a imagem de uma marca e elaborar estratégias de vendas, entre outros.
Uma campanha ou peça publicitária inicia com o estudo e definição do público-alvo. O publicitário realiza pesquisas de mercado e traça o perfil do consumidor para então poder criar propagandas e anúncios que atinjam o público desejado.
A elaboração de uma campanha envolve o trabalho de publicitários em todos os processos, desde o atendimento ao cliente até a edição final, passando pelo planejamento, definição de mídia e criação.
O trabalho de um publicitário não acaba quando vemos a propaganda pronta na televisão, rádio ou internet. Após o período de veiculação da campanha, o publicitário realiza pesquisas para avaliar o impacto exercido sobre o consumidor.

DURAÇÃO

Carga Horária: 14 semestres
Tempo Mínimo: 8 semestres
Tempo Máximo 3.200

MATRIZ CURRICULAR

Antropologia Cultural
Atendimento e Planejamento Publicitário
Atividades Complementares
Comunicação e Expressão I
Comunicação e Expressão II
Ciência Política
Cinema e Publicidade
Design Gráfico
Direito
Direção de Arte I
Direção de Arte II
Economia
Economia Brasileira
Economia Internacional
Empreendedorismo
Estatística e Probabilidade
Estudos do Comportamento do Consumidor I
Estudos do Comportamento do Consumidor II
Ética Geral e Profissional
Filosofia
Fotografia Digital
Fundamentos da Administração
Fundamentos de Marketing
Gestão da Tecnologia e Inovação
Gestão de Marcas
História da Comunicação e da Publicidade
Informática Aplicada
Laboratório de Publicidade e Propaganda I
Laboratório de Publicidade e Propaganda II
Legislação Social e Tributária
Mercadologia e Publicidade
Metodologia da Pesquisa Científica
Mídia
Pesquisas de Marketing
Pesquisa Operacional
Planejamento Publicitário
Psicologia do Consumidor
Programação Visual
Projeto Integrador I
Projeto Integrador II
Projeto Integrador III
Projeto de Graduação I
Projeto de Graduação II
Redação Publicitaria Semiótica Aplicada à Publicidade
Sociologia
Teorias e Técnicas da Publicidade I
Teorias e Técnicas da Publicidade II
Optativas I: Inglês Instrumental, Libras - Linguagem Brasileira de Sinais, Gestão Ambiental, Redação para Web, Linguagem Visual e Criação, Comunicação e Sustentabilidade, Criação e Produção Audio Visual, Cenários Midiáticos.]
Optativas II [Disciplinas serão cursadas como optativas: Inglês Instrumental, Libras -Linguagem Brasileira de Sinais, Gestão Ambiental, Redação para Web, Linguagem Visual e Criação, Comunicação e Sustentabilidade, Criação e Produção Audio Visual, Cenários Midiáticos.]
Estágio Supervisionado I 200 horas
Estágio Supervisionado II 200 horas