Autorizado pela Portaria MEC No. 159, de 19 de janeiro de 2005, publicada no Diário Oficial da União do dia 20 de janeiro de 2005. Reconhecido pela Portaria MEC Nº 302, de 27 de dezembro de 2012, publicada no DOU de 31/12/2012.

OBJETIVOS

Formar profissionais aptos para projetarem, implantarem e gerenciarem redes de computadores, com atenção especial às bases de custo e de benefício dos seus usuários. O Tecnólogo em Redes de Computadores será qualificado para montar, instalar e configurar os dispositivos e equipamentos computacionais necessários ao funcionamento de uma rede de computadores, em diferentes plataformas de hardware e software, de forma a obter o máximo desempenho e segurança. Ele poderá ainda empregar linguagens de programação para automatizar tarefas no processo de gerência e administração de redes.
Dentre as empresas nas quais poderá atuar este profissional, constam as empresas de telefonia móvel ou fixa, as empresas de comunicação de dados, os provedores de serviço de Internet (ISPs), órgãos governamentais, instituições de ensino e pesquisa, ou ainda empresas diversas que utilizem equipamentos computacionais e sistemas de informação em rede. Nestes casos, o profissional estará preparado para exercer diversas funções: Administrador de Redes, Projetista de Redes, Consultor Autônomo na prestação de serviços na área de redes de computadores.

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES ESPERADAS DO EGRESSO

O egresso do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores da FATEC-PR possuirá formação científica e tecnológica, com habilidade profissional devidamente aprimorada, de forma a que esteja capacitado a absorver novas tecnologias na área de redes de computadores. Graças às disciplinas formativas do curso, o egresso terá uma estimulada atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, aptos a considerar os aspectos sócio- econômicos envolvidos nos projetos que envolvam redes de computadores em que atuarem e ainda, com visão ética e humanística, em atendimento às demandas da sociedade. O perfil de conclusão do Tecnólogo em Redes de Computadores da FATEC-PR possibilitará ao profissional a qualificação para:
• Projetar, implementar, gerenciar e dar manutenção em sistemas de interligação de computadores em redes locais e globais em empresas de quaisquer áreas que incluam Tecnologia da Informação em seus processos produtivos e de gestão;
• Planejar, supervisionar e coordenar atividades de equipes de infraestrutura física e lógica de redes de computadores;
• Empreender, desenvolvendo soluções em redes de computadores, pela consultoria, projetos, oferta de soluções ou ainda implementando sistemas de segurança para redes;
• Operacionalizar redes de computadores, protocolos de comunicação, cabeamento estruturado, soluções em integração de serviços como: voz, dados, imagens, controle de parâmetros;
• Prestar suporte pós-venda na área de redes de computadores
• Prestar serviços de suporte para auditoria técnica em redes de computadores
• Desenvolver e implantar sistemas computacionais para redes.

CAMPO DE ATUAÇÃO

O profissional Tecnólogo em Redes de Computadores terá como campo de atuação, no mercado específico de sua área de formação, os serviços de tecnologia da informação em empresas de qualquer porte, implantando redes de computadores, configurando e operando redes, mantendo e supervisionando o desempenho e a segurança das redes corporativas, das redes locais e de serviços de Internet e ainda em cabeamentos estruturados. Como profissional empreendedor pode ainda prestar serviços de implantação ou manutenção de redes, bem como representar comercialmente produtos e serviços em redes de computadores e segurança.
Nesta perspectiva profissional, de frentes em que estará apto a atuar, o egresso poderá desenvolver funções tais como:
 Gerente / Administrador de Redes de Computadores;
 Gerente / Supervisor de Qualidade de Serviços de Redes de Computadores;
 Supervisor /Assistente de Suporte pós-venda na área de Redes de Computadores;
 Supervisor /Assistente de Suporte para Auditoria Técnica em Redes de Computadores;
 Supervisor /Assistente de Suporte de 2º Nível para Redes de Computadores.

DURAÇÃO

2,5 anos

CARGA HORÁRIA

2.320 horas

MATRIZ CURRICULAR
CLIQUE AQUI E CONFIRA